COXAnautas - Coritiba Eternamente

30 DIAS GRÁTIS DO CAMPEONATO PARANAENSE Em parceria com a DAZN, o site COXAnautas está oferecendo 30 dias gratuitos pra você assistir ao campeonato Paranaense de 2020. Clique aqui e faça seu cadastro gratuitamente.
+5 Concordou:
Jorge Ihon J.
Rhégis Marcos
Fábio Silva
Thiago C.
Vicente G.

06/03/19, 16h57 | Fala COXAnautas! | Rhégis Marcos

Categoria de Base... que base?

Gerson, Rafinha, Miranda, Henrique e Adriano. Hélcio, Toby e Alex. Jetson, Keirrison e Pachequinho.

Fazendo um breve exercício de memória, montei essa equipe formada em casa pelo Coritiba. Sob os olhares atentos de mestres como Professores Miro, Aramis e Sizico, dá saudade do futebol de verdade jogado por gente Coxa-Branca, de sangue e alma Verde e Branca.

E o que falar de jogadores como Zambiasi, Heraldo, Rafael, Índio, Reginaldo Nascimento, o próprio Wilson, Cleber Arado, Tostão, e tantos outros que poderiam muito bem ter sido formados aqui, pois defenderam o Verde e Branco com raça, amor e paixão.

Ainda existem outros grandes nomes de um passado glorioso, mas somente escrevendo daqueles que lembro ter visto jogar, não tem como comparar e pensar: como hoje em dia não somos mais capazes de formarmos um time competente somente com os garotos da base? Ou melhor: como os moleques da base não tem no mínimo “o mesmo comportamento” destes que lembrei agora?

A resposta é o futebol moderno.

Esse tal futebol moderno, de arenas com lanchonetes gourmet e CTs de última geração, de DIFs, FIPs, FUDIPS e tantos outros softwares e sistemas de acompanhamento e análises de desempenho, de descoberta de talentos que nos ofereceram os Vanás, Rodrigos Ramos, Thiagos Lopes, Yans Sasses, Evandros, Henriques Gelains da vida, e uma infinidade de garotos que não tem condição se quer de engraxar as chuteiras dos que há pouco recordei com a nossa camisa.

Me perdoe as más palavras, mas eles são os menos culpados... mesmo com suas preguiças de correr, com seus erros de passes de 2 ou 3 metros de distância, mesmo sem frieza frente ao arqueiro adversário... depois que deixamos de captar valores nos campinhos de bairro, deixamos de ouvir vozes como de experts como o Professor Miro, entramos nessa decadência.

Hoje, qualquer garoto tipo Mosquito da vida, com seus 14 anos, já tem empresários e falam em muitos dólares e euros, já tem suas marras e seus cabelinhos moderninhos... tem suas redes sociais e seus parças, mas não tem o respeito, não tem o compromisso e nem a gratidão com a camisa que o formou, com o torcedor da arquibancada... seu compromisso: chuteiras coloridas, fotos em mídias sociais e todas as futilidades que a geração de hoje traz consigo.

A base, não só no futebol mas na vida, é a educação, o respeito e a família; a categoria, você vê no respeito à instituição... até nossos dirigentes são do futebol moderno e enquanto isso, o nosso Coritiba vai acabando pelas mãos da molecada do prédio, os amigos do parquinho, a galerinha do zap zap e do insta... Não é possível voltar no tempo, mas lembrar dos jogos em estádio raiz, com bandeiras, foguetes, cânticos e milhares de pessoas indo pro Couto nos domingos dia de jogos, isso com certeza podemos, posso e vou fazer pois isso me fez Coxa-Branca, não esses últimos Coritibas que me deram pra torcer.

Autor: Rhégis Marcos

Debate

  • "Jetson era horroroso, cara."

    Pedro R. | 10/03/19, 21h10

  • "Deveria ter um auxiliar técnico do time principal que seria responsável para transição da base ao profissional. Acompanhando de perto cada atleta com análise técnica, tática, física e psicológia a fim de melhorar o aproveitamento dos atletas da base."

    Thiago C. | 10/03/19, 19h26

  • "Dos atuais garotos, só enxergo potencial no Igor Jesus.
    Talvez pela sua origem humilde (filho de pescador) possa ter a atitude e o amor pelo clube tal qual os elencados em seu texto.
    Porém só o futuro dirá. Isso se derem as oportunidades necessárias ao menino."

    Marcelo G. | 08/03/19, 14h46

  • "Falou e ponto final."

    João B. | 08/03/19, 07h10

  • "Excelente texto, falou tudo. Saudade do professor miro e do futebol raiz. Hj é tudo piazada de prédio e barzinho."

    Guilherme b. | 07/03/19, 17h12

  • Ver todos os comentários (5)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Envie aqui o seu texto para ser publicado no site COXAnautas.

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet