Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O time do Goiás pertence àquele grupo que, quando começa o campeonato é eleito pela maioria da mídia esportiva como um candidato ao rebaixamento. Em 2022 o Esmeraldino até fez um bom campeonato e conquistou vaga na Copa Sulamericana, mas este ano tem sido muito diferente. Atualmente o Goiás ocupa a 18ª colocação na tabela de classificação da série A com 32 pontos ganhos, à frente apenas de Coritiba e América (MG), e faz a terceira pior campanha do segundo turno, somente à frente dos dois times, o Coxa e o Coelho.
A briga nestas últimas sete rodadas que faltam é para escapar da série B de 2024, mas segundo os matemáticos da UFMG, as chances de rebaixamento do time de Goiânia são de aproximadamente 80%.
A fase da equipe não é nada boa pois nos últimos 12 jogos do returno, teve apenas uma vitória na 27ª rodada contra o São Paulo. Isso está fazendo com que a torcida fique insatisfeita com o time e com o técnico português Armando Evangelista. Muitos torcedores inclusive, pedem a saída dele do comando do time que em 24 jogos à frente da equipe ganhou apenas seis, portanto um aproveitamento muito abaixo do esperado.
Neste domingo próximo o Goiás fará mais um jogo fora de seus domínios onde tem um baixo aproveitamento, ou seja, conquistou 29% dos pontos disputados em 15 jogos fora de Goiânia, uma campanha de três vitórias, quatro empates e oito derrotas.
Para este jogo, o técnico Armando Evangelista terá o desfalque do meia argentino Julian Palácios, suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos, mas deverá ter o retorno do zagueiro Bruno Melo, que volta de suspensão e deve formar a zaga titular do time juntamente com Lucas Halter.
O provável time que enfrenta o Coxa no próximo domingo deve formar com: Tadeu, Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo e Hugo; Willian Oliveira, Morelli e Guilherme Marques; Alano, Mateus Babi e Vinicius.
Coritiba e Goiás já se enfrentaram em 20 jogos no Couto Pereira, valendo por série A, série B e Copa do Brasil e a vantagem é Coxa-Branca com oito vitórias, contra cinco do Goiás, com sete empates. Só em confrontos valendo pela série A, a vantagem do Coritiba continua, em 15 jogos foram seis vitórias contra quatro derrotas, com cinco empates.
A última vez que os dois times se encontraram no Couto Pereira foi na abertura da série A de 2022 e deu Coxa que venceu por 3 x 0, gols de Alef Manga, Léo Gamalho e Andrey.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)