Copa do Brasil
O Coritiba inicia nesta quinta-feira a sua caminhada na Copa do Brasil 2024 contra o Águia de Marabá, a partir das 20h, no estádio Zinho de Oliveira. Por ser melhor ranqueado na CBF, o time alviverde joga pelo empate para avançar de fase.
Essa será a 30ª participação do Coritiba no torneio mais democrático do futebol brasileiro. As melhores participações alviverdes foram em 2011 e 2012, quando foi derrotado nas finais por Vasco e Palmeiras, respectivamente.
Eliminado na terceira fase nas três últimas edições, o Coritiba busca reeditar os seus melhores momentos na Copa do Brasil. Além de já ter chegado a duas finais, chegou três vezes à semifinal (1991, 2001 e 2009) e seis vezes às quartas de final (1990, 1996, 1997, 1999, 2005, 2007). O que o Coritiba não pode repetir são as campanhas de 1998, 2002, 2003, 2019, 2020, quando foi eliminado na primeira fase da competição.
O jogo contra o Águia tende a ser complicado para o time alviverde por diversos fatores, como o clima chuvoso e quente de Marabá, o estado do gramado do Zinho de Oliveira e o apoio da torcida local, que costuma exercer grande pressão sobre os adversários.
A partida marcará o segundo duelo do técnico Guto Ferreira contra o Águia pela Copa do Brasil. Ano passado, no comando do Goiás, o treinador Coxa-Branca viu o seu time ser eliminado nos pênaltis após um empate sem gols no tempo regulamentar.
DESFALQUES NO MEIO E ATAQUE
O time alviverde viajou cheio de desfalques para Marabá, são sete no total: o zagueiro Thalisson, os volantes Fransérgio, Andrey e Vini Paulista, e os atacantes Eberth, Brandão e Figueiredo, todos entregues ao Departamento Médico. O atacante Leandro Damião, que teve seu nome registrado no BID na tarde de hoje, também não foi relacionado.
Com tantos problemas para escalar a sua equipe, o técnico Guto Ferreira recorreu às categorias de base para ter opções para o seu ataque, como o jovem atacante Thiago Azaf, 17 anos, que foi artilheiro do time Sub-17, além de relacionar pela primeira vez o atacante David, recém-contratado junto ao Fortaleza.
O único setor da equipe que parece definido é a defesa. A tendência é que a formação seja a mesma que iniciou o Atletiba. Na meia-cancha, a tendência é que Arilson e Geovane Meurer entrem como titulares. A maior dúvida está no ataque, o novo contratado David e Wesley Pomba disputam uma vaga ao lado de Róbson.
Acompanhe o Pré-Jogo do COXAnautas aqui.
FICHA TÉCNICA
Águia x Coritiba
Local: Estádio Zinho de Oliveira
Data: 22/02/2024
Horário: 20h
Transmissão: Sportv e Premiere
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP).
Assistentes: Daniel Luis Marques (SP) e Leandro Matos Feitosa (SP).
Águia de Marabá: Axel; Bruno Limão, David Cruz, Cassius e Alan Maia; Dindê, Kaíque e Hitalo; Wander, Elielton e Braga.
Técnico: Mathaus Sodré.
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Maurício Antônio, Bruno Mello e Jamerson; Arilson, Geovane Meurer, Matheus Bianqui e Matheus Frizzo; Robson e Wesley Pomba (David).
Técnico: Guto Ferreira
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)