COXAnautas - Coritiba Eternamente

30 DIAS GRÁTIS DO CAMPEONATO PARANAENSE Em parceria com a DAZN, o site COXAnautas está oferecendo 30 dias gratuitos pra você assistir ao campeonato Paranaense de 2020. Clique aqui e faça seu cadastro gratuitamente.

Editorial | 17/12/18, 08h55

Editorial

Fim de ano sempre nos remete a análises, reflexão sobre metas alcançadas ou não, planos para o ano seguinte, fechamos um ciclo e planejamos o seguinte.

Qualquer um, com o mínimo de autocrítica, é capaz de reconhecer ou distinguir erros e acertos, mas no Coritiba parece que não.

Mesmo quando ajudado pela imprensa com suas manjadas retrospectivas, a movimentação de um ano de gestão de Samir e sua tropa, além de ser negativa, parece não obedecer o bom senso e não percebe erros e acertos. Distinguir um do outro seria o mínimo que se espera deste G5 que administra o clube. É quase como separar o bom do ruim. Nem com a experiência da turbulência vivida nas últimas semanas, correndo o risco de não terminar o ano à frente da direção do clube, 2019 dá ares de ser igual, ou até pior, tamanho o silêncio que reside clube.

Mesmo que tenham adotado a filosofia de só anunciar reforços quando certos, o mundo do futebol é tão barulhento que, dele não escaparia a movimentação de bastidores do Coritiba, na contratação ou interesse por atletas. Mesmo porque, até agora, os nomes que interessavam ao Coritiba, como um lateral, um zagueiro e um volante, tomaram outro rumo e já estão de malas prontas para outro endereço.

A realidade do Coritiba é perigosa. Clubes que até bem pouco tempo estavam num patamar abaixo, agora se nivelam. E como o mercado paranaense nunca atraiu, agora ficamos com duas dívidas: a administração do clube que não é profissional e do futebol paranaense que não puxa pra cima seus afiliados.

Durante anos, o Coritiba viveu do que seus atletas e dirigentes construíram nestes 109 anos de história. O Coritiba foi o nome do futebol paranaense. Isso se apagou e se diluiu nos últimos 15 ou 20 anos. A história gloriosa já não assusta. Os títulos, as conquistas épicas do passado, o medo que provocava a camisa com o emblema do clube, já não assustam mais. O medo do Couto, da camisa, e que a própria torcida sempre impuseram aos adversários, foram trocados pelo óbvio: pelo que de fato faz de um time vencedor que é o futebol jogado em campo. Ganha e fica no topo quem tem qualidade.

Estar no Coritiba não é mais uma exposição, uma vitrine ou o orgulho ostentado, que o futebol exigiu de seus simpatizantes. Jogar no Coritiba é menos importante do que jogar na Ponte Preta, por exemplo. Não só pela recente história, mas pela posisção geográfica porque a força que o futebol paulista tem o futebol paranaense não alcança. E tristemente, porque o nome Coritiba já não é mais uma marca de causar inveja e que assusta, como no passado.

É este momento do Coritiba que Samir e sua equipe parecem não entender.

O Coritiba tem problemas financeiros como todos os clubes, como todo cidadão brasileiro. Ao Coritiba, parece que o momento é de reerguer primeiro o nome, readquirir o respeito, chamar de volta o torcedor ao estádio, para que a nossa casa e nossa torcida voltem a fazer diferença, devolvendo o nosso maior patrimônio que está na nossa história que precisa ser pensada no presente, não mais contar do passado. O futuro com equilíbrio das finanças, só virá se o presente trouxer as glórias.

Mas o caminho para a próxima temporada parece ser o mesmo de 2018, com a burrice insistindo nos velhos erros.

O Coritiba precisa de um choque de gestão. Não será com Vilson Ribeiro de Andrade, mesmo que seja o administrador fantasma. Porque é Samir que ainda manda e Samir ainda pensa em futuro, sem se importar com o presente.

Debate

  • "Pra ganhar dinheiro vc tem q gastar. Esse topeira do Samir acha q montando um time barato vai saldar as dívidas do clube. Quando quitarmos os débitos estaremos na série “y”."

    Roberto F. | 20/12/18, 14h32 | Móvel

  • "Atlético recebeu 17.170.000,00 da Sulamericana e mais 2.400.000,00 pela sétima colocação no Brasileirão. Também tem garantida a Libertadores de 2019, patrocínios, venda de jogadores, perto de 30.000 Sócios adimplentes e uma bela negociação com a Globo ou outra TV.

    E vem uns merdas defender que o Ruralzão, que não vale nada e só dá prejuízo... Podemos ganhar 10 títulos paranaenses seguidos que não vai trazer dinheiro ou patrocínios ao clube, só prejuízos.

    Urgente precisamos de um Líder ou vários líderes. Viramos um clube simples e que vive do Ruralzão."

    Edson L. | 19/12/18, 15h19

  • "Até quando, os sócios continuarão dando dinheiro, para essa CORJA, que se adonou do Coxa?
    Devemos deixar, só os cupinchas do Samir, pagando para sofrer.
    Quem sabe, quando estivermos na série C, os torcedores ( alguns ) abram os olhos.
    Complemento, não é deixando de pagar, que deixaremos de ser Coxas.
    Que a inadimplência, soe como um recado, para SAMIR E SEUS PATETAS!
    Ou, os PATETAS, seremos nós!""

    ALVARO A. | 19/12/18, 11h57

    • "Quem dá dinheiro ao Samir, digo ao Coritiba, está ajudando a financiar a burrice e a Falência do clube.
      Os Conselheiros já mostraram que estão do lado do Samir e da Falência do clube... cabe aos torcedores exigirem respeito ao clube."

      Edson L. | 19/12/18, 15h02

  • "Tomara que montem um time pra não cair pra segunda divisão do paranaense msmo assim já ia ficar evidente que é o início de mais um ano de erros."

    Maycon | 18/12/18, 19h52 | Móvel

    • "Eu queria que caíssem para segundona do paranaense com um time reserva.
      E subissem para o BRASILEIRÃO com os titulares.
      O paranaense só dá prejuízo, não vale nada e é ignorado pelo atlético que só disputa com a piazada.
      Petraglia descobriu faz tempo que o que dá dinheiro é Brasileirão e Libertadores mas os infelizes do Coritiba continuam sonhando com o Ruralzão..."

      Edson L. | 19/12/18, 15h04

  • Ver todos os comentários (81)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Classificação Paranaense

FC Cascavel 16
Coritiba 14
A.Paranaense 13
Operário 13
Londrina 13
Rio Branco 12
Cianorte 9
Paraná 9
Cascavel 7
10º União 5
11º Toledo 4
12º PSTC 1

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Alysson Delalibera 42 pts.
Jackson M. Jeranoski 40 pts.
Ido Martini N. 40 pts.
CARLOS CARLOS 39 pts.
Leandro Carlos 39 pts.
Valdir T. 38 pts.
Hedy G. 38 pts.
Luiza Oliveira 37 pts.
Mauro S. 37 pts.
10º Jayme G. 37 pts.
11º Jorge H. 36 pts.
12º Ricardo Honorio 36 pts.
13º Rafael F. 35 pts.
14º Ézio Ricardo 35 pts.
15º Emerson T. 34 pts.
16º j. miranda 34 pts.
17º Ademir Carlos p. 34 pts.
18º Rubens Junior 33 pts.
ERLEI R. 33 pts.
Jose R. 33 pts.
Luiz Bueno Franco 33 pts.
22º Rony A. Stacoviaki S. 33 pts.
23º José A. Lima 32 pts.
Thiago M. 32 pts.
Jorge Luiz Lopes 32 pts.
26º Vera M. 31 pts.
27º Mariana T. 31 pts.
28º T. Filus 31 pts.
29º v. j. cruchelski 31 pts.
30º Luis Henrique 30 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet