COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

Especial | 16/10, 16h41

A importância de Robson ao Coritiba

A grande atuação de Robson, e os gols marcados contra o Palmeiras são apenas a constatação da grande importância que o atacante tem para o Coritiba atualmente. Porém, além de ser fundamental para o time alviverde, a grande fase do jogador o coloca como um dos principais atacantes do futebol brasileiro hoje.

Com números excelentes em vários fundamentos, Robson aparece como um dos melhores atacantes do campeonato brasileiro 2020, ao lado de nomes mais badalados pela mídia nacional como Thiago Galhardo e Marinho.

A sua grande dedicação dentro de campo o tornou responsável diretamente por 46% dos gols marcados pelo Coritiba no campeonato até o momento. Foi de Robson 6 dos 13 gols marcados pelo time alviverde. É a 3ª maior influência nos gols de um time no campeonato, atrás apenas de Galhardo (76%) e Marinho (67%). O número sobe se considerarmos a assistência para o gol de Giovanni Augusto contra o Palmeiras, elevando o percentual para 54%.

Os números se tornam ainda mais impressionantes se considerarmos que 92,30% dos gols do Coritiba tiveram participação de Robson. Seja em gols, assistências, desmarcações ou opções de passe.

Os números do atacante poderiam ser ainda melhores se não fossem as oportunidades incrivelmente perdidas contra o Fluminense e Fortaleza, que custaram alguns pontos ao time alviverde e que geraram algumas críticas ao atacante por parte do torcedor do Coritiba.

Analisando friamente o desempenho de Robson, o jogador tem atuado acima do que o Coritiba produz, literalmente fabricando gols para o time Alviverde e “carregando o time nas costas”.

Além da grande contribuição ofensiva, Robson também ajuda no sistema defensivo. O atacante venceu 41,67% dos duelos defensivos no chão neste Brasileirão, tornando-se muito importante no aspecto tático do time de Jorginho.

A boa fase trouxe ainda uma grande valorização ao jogador de 29 anos. Segundo o Transfermarkt, Robson evoluiu em seu valor de mercado, chegando a atualmente 700 mil euros, aproximadamente 4,6 milhões de reais.

O lado do preocupante da grande fase do atacante alviverde é o fato do seu contrato vencer no dia 31/12/2020, antes do final do campeonato brasileiro. Caso não haja uma prorrogação automática por conta da pandemia da COVID-19, o Coritiba terá bastante trabalho para renovar com o seu principal jogador no momento.

Confira as análises de Ricardo Honório (Editor do COXAnautas) e Rafael Gomes Alves (Scout e Analista de Mercado da Brastat) sobre o momento do artilheiro do Coritiba:

4ª Rodada - Corinthians 3x1 Coritiba





Aos 2:56 do video, Robson mostra uma grande capacidade associativa de puxar a marcação no meio para que Sassá pudesse aparecer livre pelo lado direito para fazer o gol do Coritiba.

5ª Rodada - Bragantino 1x2 Coritiba


A 1:02 do vídeo, Robson aparece como opção de passe pelo lado direito, puxando a marcação, que teve que se dividir entre ele e Sassá, fato que acabou levando o zagueiro Fabrício Bruno ao erro e tendo que cometer o pênalti.

A 1:38 do vídeo, Robson aparece muito bem pelo lado direito, mostrando grande movimentação para confundir o zagueiro, aparecendo livre para bater de chapa e marcar um bonito gol, em uma excelente finalização.

6ª Rodada - Coritiba 1x0 Sport


A 1:41 do vídeo, Robson é fundamental no lance que deu a vitória do Coritiba, quando no final do jogo, se desmarcou, venceu o duelo em velocidade e conseguiu chegar em um lance praticamente perdido, conseguindo sofrer o pênalti que foi convertido por Sabino.

9ª Rodada – Goiás 3x3 Coritiba


Aos 0:10 do vídeo, Robson mostra um excelente senso de posicionamento, antevendo o seguimento da jogada, aparecendo livre no meio da área para marcar o gol.

Aos 0:56 do vídeo, de forma indireta o atacante colabora com o gol ao se movimentar e aparecer como opção de passe para Hugo Moura. Na sequência da jogada a falha do goleiro Tadeu ajuda no gol de William Matheus.

11ª Rodada – Coritiba 1x0 Vasco


Aos 2:35 do vídeo, o atacante converte o pênalti e dá a vitória ao Coritiba.

12ª Rodada – Coritiba 1x1 São Paulo


Aos 0:03 do vídeo, Robson abre o placar para o Coritiba em linda cobrança de falta.

14ª Rodada – Grêmio 2x1 Coritiba


Aos 2:14 do vídeo, o atacante se movimenta e consegue fugir do zagueiro, aparecendo no segundo pau como uma excelente opção de finalização, caso a bola passasse por Nathan Siva.

16ª Rodada – Palmeiras 1x3 Coritiba


Aos 0:22 do vídeo, Robson aparece livre na segunda trave para concluir com êxito a boa troca de passes do Coritiba, mostrando um grande senso de movimentação e posicionamento.

A 1:25 do vídeo, em mais uma excelente movimentação, Robson aparece na meia lua para fazer um lindo gol de fora da área.

Aos 3:19 do vídeo, o atacante dá sua primeira assistência do campeonato mostrando uma ótima visão de jogo, segurando a bola e esperando o momento correto do deslocamento de Giovanni Augusto.





A qualidade na finalização pode ser medida por gol e também pelo xG. Neste gráfico, nota-se que Robson tem melhor qualidade nas finalizações que Nenê do Fluminense, por exemplo.

* Xg significa “Expected Goals”, gols esperados em português. É uma métrica estatística que busca quantificar quão boa é a chance de marcar um gol.

Apesar de Robson ser o jogador com menor média de gols entre os jogadores citados no quadro em relação aos minutos jogados, a sua performance está acima do ranqueamento do Coritiba, ou seja, está aproximada de jogadores mais valorizados como German Cano, Alerrandro, Gabigol e Keno.



Robson tem uma média baixa de cruzamentos no campeonato, condizente com o perfil de jogo do Coritiba, que pouco chega ao ataque, se comparado aos concorrentes no campeonato, além do fato do jogador ter sido escalado mais centralizado em algumas partidas. O interessante nessa análise, é que quando comparada a Vitinho (melhor do campeonato no quesito) e Thiago Neves, jogadores mais badalados, o atacante Alviverde possui um aproveitamento superior aos dois citados.



Há de se louvar também a qualidade de seus passes no último terço, como vemos no gráfico acima. E nos dribles 1x1, muitos deles seguidos de finalização, no gráfico abaixo:




Contribuição defensiva: Além do papel chave no ataque, Robson ainda ajuda na defesa. Robson venceu 41,67% dos duelos defensivos no chão neste Brasileirão.




Jogos analisados para essa matéria.

Fonte dos dados: Wyscout, Brastat, Smarterscout e Tranfermarkt

Debate

  • ""A música que define a Torcida e o Robson é ENTRE TAPAS E BEIJOS.

    o ditado popular que melhor define o Robson é UMA NO PREGO E OUTRA NA FERRADURA. E também o clássico de Julio Iglesias AS VEZES SI AS VEZES NO.

    Por incrível que possa parecer a alguns, eu tiraria o Robson hoje.""

    Gerson Lima | 17/10, 22h20

  • "Pra mim hoje no Coxa as unanimidades são:

    Wilson
    Sabino
    Willian Matheus
    Matheus Sales
    Giovani Augusto
    Robson

    O restante cada um procurando seu espaço ainda ."

    Jose Carlos R. | 17/10, 15h55 | Móvel

    • "Ufa... enfim temos meio time já e outros arranhando. Tomara que dê tempo para reagirmos.

      Concordo com você."

      Gerson Lima | 17/10, 22h42

  • "A matéria ficou ótima, completa!
    O Robson na ausência de atacantes virou referência. Gosto de espírito de garra que ele tem, e incansável!

    Penso que ele chegou com 3 defeitos. Não fazia gols, levava muito cartão e não passava a bola, fominha!
    Com o tempo os gols vieram, os cartões sumiram e o último passe ainda não aconteceu. Penso que se ele, nos contra ataques, observar os companheiros ao lado em melhor condição e passar a bola, será cobiçado por muitos clubes.

    Só comparando o fator assistência, o Neymar era irritante. Corrigiu ou corrigiram e hoje ele faz gols e supervaloriza a assistência. Acho que é um dia melhores do mundo. O Robson se olhar pro lado e der assistência vai ficar completo.

    Sobre perder gols, faz parte, fazer também e muito difícil."

    Admir Rosa | 17/10, 10h16 | Móvel

    • "Admir o gol do Giovani Augusto foi passe do Robson ....kkkk"

      Jose Carlos R. | 17/10, 15h51 | Móvel

    • "Sério, é tão raro que nem notei kkkkk. Desculpe a brincadeira! Veja bem, não estou criticando ele que tem feito gols, é o cara que mais participa do jogo. Digo que se ele aprender olhar para os lados num contra ataque e passar a bola vai ficar mais fácil tirar a marcação dele e servir quem está livre. Hoje no futebol as estatisticas valorizam a assistência, o último passe!
      Pra muitos da imprensa, tão importante quanto o gol! O Zico foi o Rei da assistência!"

      Admir Rosa | 18/10, 09h31 | Móvel

  • Ver todos os comentários (38)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Classificação Brasileiro

Atlético-MG 42
São Paulo 41
Flamengo 39
Internacional 37
Palmeiras 37
Santos 37
Fluminense 35
Grêmio 34
Fortaleza 29
10º Corinthians 29
11º A.Paranaense 28
12º Bahia 28
13º Atlético-GO 28
14º Bragantino 26
15º Ceará 26
16º Sport 25
17º Vasco 24
18º Coritiba 20
19º Botafogo 20
20º Goiás 16

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Jayme G. 198 pts.
Rupson F. 185 pts.
Bruno O. 179 pts.
Luiza Emanuela Oliveira 174 pts.
Anderson85 Anderson85 172 pts.
CARLOS CARLOS 166 pts.
Eden Leão 163 pts.
Walber Gonçalves de Queiroz 162 pts.
Selma R. 159 pts.
10º Adriano Leal 157 pts.
Marcos Kuff 157 pts.
12º Ricardo Honorio 157 pts.
13º Tiago Z. 156 pts.
14º cleverson k. 152 pts.
15º Rafael Minoli 152 pts.
16º Ezequiel B. 151 pts.
17º Andre T. 151 pts.
18º Marco Ferreira 151 pts.
19º Persio F. 150 pts.
20º Luiz R. 150 pts.
21º Valdir T. 150 pts.
22º j. miranda 148 pts.
23º Álvaro M. 147 pts.
24º Valdir 147 pts.
25º Evaldo Maciel 145 pts.
26º Jorge Lopes 145 pts.
27º Dorvalino J. 144 pts.
28º Ido M. F. 144 pts.
29º Sanjiro J. 142 pts.
30º marcos j. 142 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet