COXAnautas - Coritiba Eternamente

25/02, 13h48 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Encontrando culpados.

Mais um fracasso do Coritiba a se somar aos tantos que estamos acumulando nos últimos anos.

Um time que em dois meses não conseguiu vencer uma partida sequer em seu estádio, contra clubes com menor expressão e história, não nos convencendo nem mesmo nas raras duas vitórias obtidas no ano. Um time que conseguiu ser derrotado por uma equipe de trabalhadores que há mais de nove meses não sabia o que era vitória.

Analisar esse arremedo de time é ser repetitivo, é quase perda de tempo.

Como ocorre em qualquer crise – aliás, há quanto tempo o Coritiba vive em crise? – as reações da torcida se dividem entre apontar falhas e sugestões e apontar os culpados pelo fracasso.

Esse encontro de culpados pode ser muito extenso, conforme se retroaja. A força da pelega (no sentido sindical) torcida organizada nas duas últimas eleições, a influência indevida do Alex em uma delas, o sistema eleitoral que permite a escolha com apenas maioria relativa de votos, o erro dos eleitores ao tentar uma aventura com um moço recém-iniciado na vida do clube, enfim, várias causas, das quais não se pode afastar o aumento substancial do nosso passivo financeiro por força da das contratações caríssimas da gestão passada (Alecsandro, Anderson et alii) ou, retroagindo mais ainda, a herança que ate hoje é paga dos desmandos contratuais da era Felipe Ximenes.

Enfim, muitas causas, inclusive a responsabilidade de todos nós, seja por nos deixarmos iludir ou seja por não agirmos.

Mas se há alguns corresponsáveis para o momento que vive o Coritiba, sem dúvida a consumação do fracasso esta na atual diretoria, sua incompetência e soberba. Esteve sob o risco de ser expurgada, mas por questões formais e apelo de um líder, o ex-presidente Vilson, deixou de ser analisado o impeachment ou intervenção, o que talvez tenha sido um erro, pois nem com o susto os aprendizes de diretores se corrigiram. Aliás, tenho que o trancamento do pedido da assembleia geral foi contra a letra do estatuto, mas deixo o tema para outra ocasião, se necessário. Eu fui o primeiro a falar em intervenção, (veja aqui e aqui) mas resultei iludido com a solução conciliatória que, como se vê agora, está se mostrando inócua.

Este espaço e o dos confrades Coxanautas sempre foi e continuará sendo a voz da torcida, visando a ajudar o clube dentro da sua força e influência. As nossas opiniões – e não falo só por mim – têm somente essa finalidade. Não há elogios e nem criticas sistemáticas. Ninguém aqui tem compromisso com amizades ou influências. Eu, usando uma expressão popular, embora me relacione cordialmente com muitos ex-dirigentes, “não levo ninguém para compadre”, os amigos leitores são testemunhas. Talvez nos incluamos no rol dos que se iludiram em algum momento a que me referi antes e nem sempre acertamos em nossas avaliações, mas fiquem certos os leitores de que a nossa voz tem como motivação somente a instituição Coritiba e na direção atual só não encontra eco em face da surdez que a soberba acarreta.

Debate

  • "A participação do Samir Maduro Namur na entrevista tem com certeza uma segunda intenção.
    Ao falar de aumento da dívida, remeteu a três novas ações judiciais e questões tributárias.
    Ou seja, remete a responsabilidade a gestão passada, com sempre procura fazer.
    Mas a segunda intenção é mascarar o balanço que esta prestes a ser divulgado.
    Com a menção ao aumento de dívidas -culpa de outros -, quer na verdade mascarar a redução brutal de receitas - culpa sua -."

    Mauro S. | 27/02, 12h52

  • "Boa tarde caro Felipe
    Se o peso, de uma opinião de um conselheiro, que ocupa o cargo de desembargador, não possa influenciar, os demais membros desse conselho omisso do Coritiba, para uma tomada de decisão radical, à respeito da incompetência instalada no Alto da Glória, nada acontecerá para salvar nosso clube.
    Sendo assim, e com a omissão da torcida, que continua prestigiando os jogos, pagando ingresso, ou pagando suas mensalidades de sócios, dando suporte financeiro, aos INCOMPETENTES, só a força os tirará de lá."

    ALVARO A. | 26/02, 13h38

  • "Muito bem. Se 'verídico' o teor da carta do desembargador - divulgada pelo tal de Mafuz e veiculada acima agora a pouco pelo Henrique J - concordo em gênero número e grau.

    Com certeza, foi a primeira e 'concreta' bofetada na presidência inconsequente desse Samir e companhia ilimitada.

    Respondam aí, VRA e os conselheiros que, embora podendo eliminar, manteve essa diretoria, infelizmente, por mais 2 anos no comando do CFC.

    Não adianta ficarem 'entocados'. São igualmente responsáveis, sim, pela atual situação caótica do CFC."

    J. Mario | 26/02, 12h18

  • "É isto.FORA SAMIR!"

    Mauricio M. | 26/02, 10h26 | Móvel

  • "Carta do desembargador José Hipólito Xavier da Silva, divulgada pelo Mafuz hoje na Tribunapr:

    “O que fazer, presidente?
    Não está em jogo a pessoa do presidente Samir Namur, nem os atos que comete nessa situação, inclusive na vida profissional como advogado e como professor. Também nada se questiona acerca do seu integral comprometimento pessoal, da sua plena dedicação, da sua extrema boa vontade e das suas claras boas intenções, características comuns com todos os que se dispõem a servir seu clube de coração. Por isso, analiso o dr. Namur apenas enquanto presidente do CFC – e, nessa condição, sem nenhum viés político, não vejo outra possível conclusão que não a da sua manifesta incompetência para gerir um clube de futebol.
    Mas é preciso ver que essa incompetência específica não é defeito, porque ninguém é competente pra tudo. Aliás, o auto-reconhecimento desse estado, além de demonstrar humildade e desprendimento, é sinal de grandeza pessoal. E é desse espírito maior que o CFC mais precisa neste momento.
    Admitir-se incapaz para um fim, especialmente esse, antes de revelar pequenez, prova de que ainda sobrou respeito com a instituição e com aquela que a sustenta enquanto tal, a sua torcida, vítima de humilhação jamais vista, e cuja tendência é de crescer ainda mais. A renúncia salvará o histórico pessoal do presidente e mostrará que, pelo menos no seu último ato, agiu com amor e competência”."

    Henrique J. | 26/02, 10h11

    • "Será que esse estrupício tem hombridade e humildade suficiente pra fazer o que esta sendo sugerido? Duvido muito.
      Sera que ele não esta lá (como presidente) justamente pra fazer o trabalho que esta fazendo?"

      Edson T. P. | 26/02, 10h57

    • "Verdade Edson T, vai ver que o traste tem a "mão molhada" pelo metralha..."

      Henrique J. | 26/02, 11h18

    • "Ja me passou isso na cabeça...mas nao posso acreditar...O certo war ele e sua diretoria abdicarem pelo bem do coritiba e um grupo fodastico em carater especial assumir o clube pelos proximos 06 anos, para so depois der eleicao..."

      Joao Illenseer | 26/02, 16h47 | Móvel

  • Ver todos os comentários (52)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 19
Botafogo-SP 16
Londrina 16
Ponte Preta 15
Sport 15
Atlético-GO 14
Paraná 13
Figueirense 13
Coritiba 12
10º Oeste 11
11º CRB 10
12º Vila Nova 10
13º Brasil de Pelotas 9
14º Criciúma 9
15º Cuiabá 8
16º São Bento 7
17º Operário 7
18º América-MG 5
19º Guarani 5
20º Vitória 4

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Hedy G. 80 pts.
Ido M. F. 78 pts.
Antonio Alvaredo Filho 76 pts.
Marcelo Carneiro 74 pts.
Leandro R. 73 pts.
Leonel S. 72 pts.
Dorvalino J. 72 pts.
Alysson Delalibera 70 pts.
Sanderson 70 pts.
Jose R. 70 pts.
Luis Henrique R. 70 pts.
12º Valdir T. 69 pts.
13º João L. 68 pts.
14º Vinicios A. 67 pts.
Aramis Vieira 67 pts.
Wellingtton Wellingtton 67 pts.
L. Comeli 67 pts.
18º Walber Gonçalves de Queiroz 66 pts.
19º Jobson Emanoel 65 pts.
20º Andre T. 65 pts.
Johney S. 65 pts.
22º Valdir 64 pts.
23º Juarez Mocelin 64 pts.
24º Johnny F. 63 pts.
25º Jose Carlos R. 63 pts.
26º Daniel G. 63 pts.
27º Ricardo Honorio 63 pts.
28º C. Nunes 62 pts.
29º andre a. 62 pts.
30º Ézio Ricardo 61 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Hedy G.
2º Ido M. F.
3º Antonio Alvaredo Filho
4º Marcelo Carneiro
5º Leandro R.

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet