COXAnautas - Coritiba Eternamente

+3 Concordou:
Jorge Ihon J.
Daniel G.
Evaldo Maciel

29/08, 13h30 | Fala COXAnautas! | Carlos Maia J.

No meio do caminho, entre o céu e o inferno.

Recentemente fiz uma longa análise denominada "A corrida pelo ouro" (parte 1, parte2 e parte 3), que mostrava um raio X de cada concorrente pelas tão disputadas 4 vagas para a série A de 2020, no início da competição. A partir dessa análise anterior e agora no meio do torneio, muitas previsões foram confirmadas, mas muitas também não, o que era de se esperar, dado o equilíbrio entre os times e as imprevisibilidades e nuances do mundo do futebol, que separa o sucesso do fracasso por uma tênue linha.

Após percorrido metade do trajeto, os competidores já jogaram entre si e se posicionaram bem ou mal no caminho. Todos já se conhecem e agora poderão traçar estratégias para o "sprint final" que se desenrolará nesses próximos 3 meses.

Pelo que se mostrou, o Red Bull Bragantino comprova seu favoritismo e já aparece com 98,6 % de chances de acesso (site chancedegol ). Pela pontuação e pelo que vem jogando, tudo nos leva a crer que seu acesso será bastante provável, a menos que uma catástrofe ocorra.

Atrás dele, está o Coxa, Atlético-GO e Sport, ambos praticando um futebol competitivo e com certo favoritismo para subir. Para isso, basta manter o futebol apresentado, as atitudes de vencedor e não se deixar cair pelos momentos de crise que poderão aparecer.

Mas não podemos descartar o pelotão do meio. As estatísticas sempre mostram que alguns times vindos desse pelotão acabam tendo uma boa sequência no segundo turno e abocanham uma ou duas vagas, como foi no caso do Goiás e Avaí ano passado, que com 27 e 29 pontos após a 19a rodada, conseguiram a vaga no fim. Nesse pelotão atual, estão Cuiabá, Operário, Paraná Clube, CRB, Botafogo-SP, Ponte Preta, Londrina e Brasil, todos embolados e bem próximos do G4. Cada um desses times apresentou altos e baixos no primeiro turno, mas mostraram que podem subir, principalmente se aprenderem com os erros e/ou caso reforcem o elenco.

E por último, um bloco mais preocupado com a parte de baixo da tabela, com América-MG, Criciúma, Figueirense e Vitória, além dos que estariam hoje rebaixados: Vila Nova, São Bento, Oeste e Guarani. Mas a proximidade de pontos não nos permite cravar qual deles deverá cair na corrida e descer a ladeira para a Série C. Pelos elencos e evolução na competição, estaria mais propenso a dizer que os times favoritos à queda seriam: Guarani, Figueirense, Vila Nova e Oeste. Esse último, apesar de um número de derrotas pequeno, possui um grande número de empates e vem caindo de produção a cada rodada. O Figueirense, mais pela trágica situação financeira em que vive, mas que ainda pode ser salvo por sua tradição nessa competição, e por ainda trazer alguns bons jogadores no elenco. O Vila Nova e São Bento têm oscilado bastante e vão brigar até o fim para fugir. Já para o Bugre, apesar da vitória na última rodada, dificilmente escapará da queda, pois teria que fazer uma campanha de 27 a 30 pontos no segundo turno, e não parece ter de onde tirar isso, a menos que contrate mais meio time e que encaixe, receita essa que não costuma funcionar.

A expectativa é que os classificados para a série A necessitem entre 63 e 65 pontos, podendo variar para um pouco mais ou menos. E o campeão, que será ainda agraciado com uma vaga nas fases finais da Copa do Brasil, conquistará o título com uma pontuação de 74 a 77 pontos, pelo histórico do torneio. Para a permanência, algo em torno de 44 a 46 pontos deve servir.

O Coritiba se posicionou bem nessa corrida. Passou por um começo de muita desconfiança, onde o time não funcionava bem nos setores, principalmente na meia cancha, sendo salvo pelos gols de Rodrigão. Mesmo a torcida e imprensa pedindo a cabeça do treinador e diretor de futebol antes da parada para a Copa América, a diretoria decidiu acreditar nos até então questionados Umberto Louzer e Rodrigo Pastana, e mesmo após uma péssima derrota para o Criciúma no retorno e um primeiro tempo desastroso contra o São Bento, onde tudo parecia perdido para esse time, eis que como por um passe de mágica, ou um espírito Krügeriano renascido como uma Fênix, o técnico (que estava prestes a cair) acertou o esquema de meio campo, e os jogadores começaram a evoluir jogo após jogo, criando confiança, e passando isso para torcida, que parece querer jogar junto com o time.

Que esses bons ares sejam trazidos para todo o segundo turno, que será bem mais difícil, já que os demais competidores também amadureceram e evoluiram, e lutarão com mais força pela parte de cima ou de baixo da tabela. Que cada jogo seja tratado como o último e que a sorte sopre a nosso favor.

No futebol, o céu e o inferno estão bem próximos, e no segundo turno muito pode ocorrer para o bem ou para o mal. Que o trabalho seja feito de forma correta para que ao final, o "ouro" pela conquista esteja nas mãos de nossos atletas, e que possamos comemorar novamente uma conquista, após um longo período de tristezas e fracassos.

Autor: Carlos Maia J.

Debate

  • "Parabéns pela análise!!!"

    Leandro R. | 02/09, 13h09

  • Ver todos os comentários (1)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 42
Atlético-GO 38
Sport 38
Botafogo-SP 35
Operário 35
Coritiba 34
CRB 33
Paraná 33
Cuiabá 32
10º Ponte Preta 31
11º América-MG 29
12º Londrina 28
13º Brasil de Pelotas 28
14º Oeste 26
15º Vitória 24
16º Vila Nova 24
17º São Bento 23
18º Criciúma 23
19º Guarani 22
20º Figueirense 22

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

andre a. 180 pts.
Rupson F. 178 pts.
Leandro R. 174 pts.
Wellingtton Wellingtton 173 pts.
Leonel S. 171 pts.
Marcelo Carneiro 171 pts.
CARLOS AUGUSTO B. 166 pts.
Marcelo luczyszyn 165 pts.
Rui Valente 165 pts.
10º Ricardo Honorio 162 pts.
11º Julio C. R. 161 pts.
12º Ido M. F. 161 pts.
13º Hedy G. 160 pts.
14º Juarez Mocelin 158 pts.
15º Marcelo G. 157 pts.
16º Alysson Delalibera 157 pts.
Rodrigo P. 157 pts.
18º Jose R. 156 pts.
19º Job Grassi 155 pts.
20º L. Comeli 155 pts.
21º Valdir T. 154 pts.
22º Robson R. 153 pts.
Admir Rosa 153 pts.
24º Gilmar Francisco das Chagas 153 pts.
25º Antonio Alvaredo Filho 152 pts.
26º Aramis Vieira 150 pts.
27º L. G. Coltro 150 pts.
28º Vitor Guedes 150 pts.
29º Walber Gonçalves de Queiroz 149 pts.
30º Mauro S. 148 pts.

Ver classificação completa

Envie aqui o seu texto para ser publicado no site COXAnautas.

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet